Conexão Brasil-China
Conheça a trajetória de Conrado Gomes, diretor geral da unidade Steering da thyssenkrupp em São José dos Pinhais (PR). No grupo desde 2010, ele vem trilhando uma carreira cheia de desafios e conquistas no mercado automotivo
Conte um pouco mais sobre sua formação e jornada profissional na thyssenkrupp:
Sou formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Meu primeiro cargo na thyssenkrupp, quando ingressei em 2010, foi como engenheiro de Vendas da divisão Steering. Desde o começo da minha trajetória profissional, tenho uma visão muito clara sobre meus objetivos de longo prazo, o que me manteve focado para alcançá-los no tempo certo. Esse processo me permitiu conhecer novas áreas dentro da empresa e exercitar minha capacidade de liderança das equipes.
Um dos pontos altos dessa jornada foi quando recebi a oportunidade de me tornar coordenador de Compras na thyssenkrupp com apenas 26 anos - esse foi o primeiro de uma série de desafios cruciais para evolução da minha carreira. Hoje, aos 38 anos, exerço o cargo de diretor geral da unidade Steering
Como sua primeira promoção te estimulou a exercer este papel de liderança? De que forma a thyssenkrupp colabora com este processo?
Aquela foi uma etapa que exigiu de mim bastante dedicação, serenidade e perseverança. Hoje, enxergo aquele momento como parte natural de um processo de assimilação e compreensão de que eu poderia, ainda que bastante jovem, exercer o cargo com responsabilidade e eficiência.
A thyssenkrupp sempre me deu o respaldo e as condições necessárias para eu me desenvolver como profissional, líder e pessoa. Naquela ocasião, em que dei os primeiros passos em direção ao meu crescimento dentro da companhia, não poderia ser diferente e, por isso, sou extremamente grato por toda a confiança e profissionalismo que marcam nossa relação.
Gostaria de contar sobre algum momento ou etapa especialmente desafiadora, ao longo destes anos de thyssenkrupp?
Do ponto de vista pessoal e profissional, o momento mais desafiador da minha carreira na empresa foi quando assumi a área de Vendas para o mercado automotivo asiático e mudei com a minha família para Shangai, na China, no início de 2017. Por lá, tive a chance de aprender e me adaptar a uma cultura completamente diferente da nossa, o que foi muito enriquecedor e inspirador para minha carreira.
Durante essa passagem internacional, liderei um trabalho muito bem-sucedido, que triplicou os negócios da unidade no país. Para iniciar este processo, realizei uma importante imersão sobre as marcas e modelos de veículos locais, assim como o a respeito do comportamento dos consumidores chineses e asiáticos. Esse processo me motivou a estender o gesto para estudar o mandarim, incorporar os hábitos alimentares locais e frequentar estabelecimentos habituais da população chinesa, em vez de optar por um estilo de vida “importado” e mais distante da realidade local.
Ainda na China, em paralelo às conquistas profissionais, ocorreu um episódio curioso e, ao mesmo tempo, inusitado: minha mulher e eu tivemos nosso segundo filho em pleno táxi, ainda a caminho do hospital! Algo que, caso acontecesse no Brasil, já exigiria muito cuidado e atenção, ganhou contornos ainda mais emocionantes pelo fato de estarmos em fase de adaptação em um país distante e de características tão distintas do nosso. No fim das contas, nosso bebê chegou ao mundo esbanjando saúde e me lembro com muito carinho daquele dia!
O que te motiva a crescer ainda mais dentro da thyssenkrupp?
Pode parecer uma resposta trivial demais, mas posso garantir que não existe nada mais satisfatório que a percepção de que estou gerando um impacto positivo na vida das pessoas. Em todos esses anos exercendo cargos de liderança, não abro mão de aplicar princípios que garantam, sobretudo, qualidade de clima dentro das equipes e oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional para todos.
Muito além de ambições financeiras ou noções de prestígio relacionadas aos cargos que venho ocupando, tenho como uma de minhas principais missões ajudar e acompanhar de perto as jornadas de sucesso dos nossos colaboradores. Ver isso acontecer no dia a dia é como enxergar na trajetória deles o meu próprio caminho até aqui, sob o desejo e a expectativa de que todos atinjam o mesmo nível de sucesso que, felizmente, posso dizer que alcancei em todos esses anos de thyssenkrupp!