You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

Reducción de peso de automóviles
  • Home
  • Redução do peso automotivo: comp...

Redução do peso automotivo: compósitos e aços de altíssima resistência

Como as emissões de CO2 podem ser reduzidas com aço

A indústria automotiva encontra uma série de grandes dificuldades e a maior delas é cortar as emissões de CO2. A redução do peso de um veículo com aço é uma importante contribuição para isso, principalmente porque pode ser alcançada de uma forma ecológica e economicamente viável. Isso faz com que a solução seja possível mesmo para veículos de pequeno e médio porte nos quais a pressão por custo é alta, ou seja, a maioria de todos os carros. Nossos desenvolvedores fazem uma utilização eficaz das possibilidades ofertadas por esse material.

Primeiramente, isso significa desenvolver aços de altíssima resistência que permitam aos engenheiros projetarem peças mais finas e, portanto, mais leves a fim de reduzir o consumo e as emissões de combustível. Porém, da mesma forma que são muito fortes, esses aços também devem ser facilmente maleáveis. Por exemplo, esses são aços que só alcançam sua alta resistência final durante a produção na fábrica de OEM. Inicialmente, outros aços são facilmente maleáveis e, depois, atingem uma alta força por meio de altas temperaturas do processo de pintura.


Grande potencial de força - aços de conformação a quente

Grande potencial de força - aços de conformação a quente

Os aços de conformação a quente são uma nova opção que podem ser mais leves especialmente em peças importantes para a segurança. Primeiro elas são aquecidas e em seguida são rapidamente esfriadas em matrizes de conformação especiais. Atualmente, os aços de conformação a quente são o grupo de materiais que mais cresce na indústria automotiva. O projeto InCar plus demonstrou que esses aços podem reduzir parte do peso entre 20 e 30%.

Os compósitos de aço são outro desenvolvimento atual. Por exemplo, desenvolvemos um material sanduíche de aço e polímero que reduz em até 33% o peso de painéis externos.

A nova tendência - aços sanduíches

La nueva tendencia - aceros sándwiches

TriBond também é um material sanduíche. Ele abrange aços com diferentes propriedades, por exemplo, uma camada do núcleo do aço fundido maleável entre as camadas da face de um aço de alta resistência. Essa é outra forma de resolver o conflito entre a maleabilidade e a força - por exemplo, peças importantes para acidentes.

Êxitos:

  • Os aços de conformação a quente são mais leves entre 20 e 30%
  • Materiais híbridos reduzem o peço em mais de 30%.