You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

Powertrains eficientes: menos puede ser más
  • Home
  • Powertrains eficientes: menos po...

Powertrains eficientes: menos pode ser mais

A forma mais eficiente de economizar combustível

As válvulas de admissão e de escape de um motor abrem cerca de 3.000 vezes por minuto. Isso é mais do que 12 milhões a mais da durabilidade de um carro. A amplitude de sua abertura é controlada pela forma dos cames no eixo de comando: o eixo rotaciona na metade da velocidade de um motor e determina o levantamento da válvula - uma tecnologia que está em uso desde o século XIX. Isso pode ser prático, mas não é eficiente como deveria. Nem todas as situações motrizes exigem a mesma combinação de ar e combustível - que influencia as válvulas de admissão - no cilindro. Há inclusive situações em que cilindros individuais podem ser desativados todos ao mesmo tempo. Isso reduz o consumo de combustível em cerca de 15%. Mais uma vez, essa tecnologia não é nova, está em uso desde 1990, mas é muito complexa, com o uso de atuadores mecânicos e eletro-hidráulicos complicados.

Elementos de came ajustáveis

Elementos de cámaras ajustables

Nós, da thyssenkrupp, desenvolvemos uma solução que oferece reduções significativas. Permite o ajuste de elevação em dois ou três estágios da válvula por meio de cames ajustáveis. Esses cames possuem dois ou três perfis diferentes organizados um ao lado do outro. Elas podem ser movidas junto à válvula para controlar se uma válvula abre e, em caso afirmativo, em qual amplitude.

Outro avanço: somos o primeiro fornecedor automotivo a desenvolver cames ajustáveis montados a partir de diversas peças ao invés de apenas serem fabricados de uma única peça. Essa é outra razão para nossa solução ser mais rentável que a comum, pois há uma abordagem intensiva ao material.

Perfil:

  • Controle rentável de válvula
  • Elementos montados de came ajustável