Estratégias e metas
A sustentabilidade é uma tarefa especial de gerenciamento na thyssenkrupp
A sustentabilidade é um componente central da nossa estratégia corporativa. Nosso objetivo é fornecer produtos, tecnologias e serviços inovadores em todo o mundo que contribuam para o sucesso sustentável de nossos clientes.
Juntamente com os nossos clientes, olhamos para o futuro e os nossos processos de tomada de decisão incluem considerações comerciais e aspectos ecológicos e sociais. A base para isso é uma visão 360 graus de nossas cadeias de valor e produção. Desta forma melhoramos o nosso desempenho e fortalecemos o futuro da nossa empresa.
O Chairman do Executive Board é responsável pela sustentabilidade. As atividades de sustentabilidade na thyssenkrupp são gerenciadas e desenvolvidas pelo Comitê de Sustentabilidade, que é composto pelo Executive Board da thyssenkrupp AG, pelos CEOs dos segmentos, pelos Heads dos Centros Corporativos e por especialistas. O Comitê toma decisões sobre a estratégia global de sustentabilidade da thyssenkrupp, incluindo a definição e monitoramento de metas, bem como a revisão e implementação das expectativas das principais partes interessadas.
Além disso, um Conselho de Sustentabilidade dedicado, composto por representantes dos segmentos, das linhas de serviços e das funções do grupo da thyssenkrupp AG, implementa processos-chave e coordena processos de coleta de dados, bem como iniciativas no âmbito da estratégia de sustentabilidade da thyssenkrupp.
Metas financeiras indiretas para garantir a melhoria contínua
A thyssenkrupp visa melhorar continuamente seu desempenho em sustentabilidade.
Para isso, o Comité de Sustentabilidade definiu Metas Financeiras Indiretas (IFTs) nas áreas de tecnologia e inovação, ambiente, clima, energia, compras e pessoas. Desde o ano fiscal 2020/2021 temos integrado gradualmente as atividades de sustentabilidade na remuneração de longo prazo (Incentivo de Longo Prazo) do Executive Board e da gestão de alto nível por meio dos IFTs. Isso já foi implementado para a proporção de mulheres em cargos de liderança e para a taxa de frequência de acidentes. Para refletir as nossas metas climáticas, desde o ano fiscal de 2021/2022, a intensidade das emissões de CO2, calculada como o total das emissões de escopo 1 e escopo 2 relativas às vendas, excluindo o negócio siderúrgico e, com referência ao negócio siderúrgico, o volume líquido de redução de CO2 do aço foi integrado na compensação de longo prazo. Para o ano fiscal de 2022/2023, integramos pela primeira vez a melhoria do Net Promoter Score (eNPS) de nossos funcionários, que é determinado como parte da pesquisa anual de satisfação dos funcionários, na remuneração de longo prazo e no aumento da proporção de mulheres em posições de liderança foi mais uma vez incluída. Para o atual ano fiscal, 2023/2024, a remuneração de longo prazo inclui o recém-desenvolvido indicador High Risk Supplier Reduction (HSR), que mede a redução anual na proporção de fornecedores classificados como potencialmente arriscados na análise de risco inicial realizada de acordo com a Lei Alemã sobre Obrigações de Devida Diligência Corporativa nas Cadeias de Abastecimento (LkSG) relativa à população de fornecedores potencialmente arriscados. Dessa forma, pretendemos alcançar uma redução geral do risco de violação das disposições legais desta legislação em matéria de proteção ambiental, direitos humanos e segurança no trabalho no nosso portfólio de fornecedores. Além disso, se forem identificados outros riscos na análise de risco anual e ad hoc, estes devem ser mitigados o mais rapidamente possível através de medidas imediatas que sejam consistentes com as disposições da legislação (mais detalhes podem ser encontrados no relatório de Compensação). Todos os IFTs estabelecidos estão alinhados com o objetivo de melhoria contínua e são constantemente ajustados e ampliados em paralelo com o nosso desenvolvimento estratégico contínuo.
A meta para o atual ano fiscal de 2023/2024 é melhorar a eficiência energética em pelo menos 205 GWh. O objetivo é reduzir a intensidade das emissões, excluindo as atividades siderúrgicas, em 1 tonelada de CO2 por milhão de euros de vendas, para 34,5 toneladas de CO2 por milhão de euros de vendas no ano fiscal de 2024/2025. No atual ano fiscal de 2023/2024, a intensidade de I&D ajustada deverá rondar 3,0%. A meta para a frequência de acidentes previamente definida para o grupo para o período de planeamento foi reduzida em 0,1 ponto, uma vez que as metas foram alcançadas antes do previsto nos últimos anos: Assim, a nossa meta revista é melhorar a taxa de frequência de acidentes para 2,2 até ao ano fiscal. 2023/2024. Em toda a empresa, pretendemos aumentar a proporção de mulheres em posições de liderança para 15% no atual ano fiscal e para 17% no ano fiscal de 2025/2026. Nosso objetivo é aumentar o Net Promoter Scores dos funcionários em 3,0. pontos por ano e melhorá-los para um valor >0 até o ano fiscal de 2025/2026. O recém-desenvolvido indicador de Redução de Fornecedores de Alto Risco (HSR) será implementado como um novo IFT a nível de grupo a partir do presente ano fiscal, de forma análoga à sua integração na remuneração de longo prazo. No futuro, este indicador será utilizado para reportar como as medidas que tomamos reduzem os riscos de sustentabilidade no nosso portfólio de fornecedores. Substitui, portanto, o IFT anterior no número de auditorias de sustentabilidade realizadas. A meta do HSR de reduzir a proporção de fornecedores classificados como potencialmente arriscados na análise de risco inicial realizada de acordo com a Lei Alemã sobre Obrigações de Devida Diligência Corporativa na Cadeia de Fornecimento (LkSG) em relação à população total de fornecedores potencialmente arriscados para 68,9%. no ano fiscal de 2023/2024 e para 36,4% no ano fiscal de 2026/2027, o que representaria uma melhoria total de pouco menos de 50 pontos percentuais.
Abordagem integrada de relatórios
A thyssenkrupp fornece relatórios contínuos e totalmente integrados sobre seu desempenho de sustentabilidade em seu relatório anual e em seu site corporativo, com base em um conjunto de padrões nacionais e internacionais, como a Global Reporting Initiative (GRI), UN Global Compact, Greenhouse Gas Protocol, Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), International Integrated Reporting Council (IIRC), Sustainability Accounting Standards Board (SASB), IFRS e outros, bem como regulamentos aplicáveis, como o German Commercial Code (HGB), EU CSR Directive e o German Accounting Standards (DRS). A empresa não publica um relatório de sustentabilidade impresso ou um relatório online separado. Todo o conteúdo essencial é publicado em nosso relatório anual e informações adicionais em nossos websites.
Tecnologia e inovação
Tecnologia e inovação
Recentemente, os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) aumentaram a um nível de eficiência significativo. Temos como objetivo assegurar a inovação contínua e a eficiência das despesas com pesquisa por meio de uma intensidade sustentável de P&D de aproximadamente 2,5% das vendas (excluindo os negócios de trading e distribuição de materiais).
Meio ambiente
Meio ambiente
Nosso objetivo para o ano fiscal de 2019/2020 é aumentar, por meio de uma sistemática identificação e impulsionamento do potencial de eficiência energética nas unidades de operação, a sustentabilidade da eficiência energética em 3,5 TWh quando comparado com 2012/2013.
A gestão operacional de meio ambiente e energia também está passando por melhorias. Nosso objetivo é implementar os sistemas de gestão de energia da ISO 50001 e os sistemas de gestão ambiental da ISO 14001 em todas as operações ambientalmente relevantes do grupo.
Procurement
Procurement
Para evitar riscos de inadimplência ou reputacionais e para melhorar o desempenho do fornecedor, documentamos nossos requisitos de sustentabilidade em nosso "Código de Conduta do Fornecedor da thyssenkrupp". A aderência a esse código será revisada em 100 auditorias ao fornecedor anualmente.
Saiba mais sobre essa questão em Relatório Anual.
Pessoas
Pessoas
Para assegurar que a mão de obra e a equipe de gerenciamento da thyssenkrupp continuem a mostrar um alto nível de motivação, capacidade e desempenho, precisamos de uma maior diversidade em termos de idade, gênero e origem. Em uma primeira etapa, queremos aumentar a cota de mulheres em posições de liderança em 17% até o ano fiscal de 2025/2026. Saiba mais
A saúde e a segurança são tópicos de prioridade máxima na thyssenkrupp. Por isso, estabelecemos como meta reduzir a taxa de frequência de acidentes em pelo menos 0,1 por ano, para 2,2 até o ano fiscal de 2023/24. Saiba mais