• Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Produtos e soluções Jun 20, 2018 4:16 PM

A chave para um futuro sustentável: thyssenkrupp lança eletrólise de água avançada

À medida que as fontes de energia renováveis continuam sua história de sucesso global, cresce a demanda por integrá-las ao cenário energético e industrial da atualidade. A thyssenkrupp agora oferece uma tecnologia fundamental para essa integração: eletrólise da água em escala industrial para grandes projetos. Ao dividir a água em hidrogênio e oxigênio, esta tecnologia fornece "hidrogênio verde", um portador de energia limpa e livre de CO². Os únicos insumos necessários para esta divisão são água e eletricidade, proveniente de parques eólicos ou sistemas fotovoltaicos, por exemplo. A produção de “hidrogênio verde” é ideal para o armazenamento de energia a longo prazo, mobilidade de hidrogênio e outras aplicações, otimizando o uso de fontes de energia renováveis.

Com base nas principais tecnologias mundiais de eletrólise, os especialistas da thyssenkrupp desenvolveram uma solução que torna a produção, em grande escala, de hidrogênio a partir de eletricidade economicamente atraente. A eletrólise da água avançada apresenta um design de célula comprovada com uma grande área ativa de 2,7 m². Ao otimizar ainda mais a comprovada tecnologia de eletrólise “Zero-Gap” (não deixando praticamente nenhuma lacuna entre a membrana e os eletrodos), eficiência de mais de 82% poderiam ser alcançadas.

“Com o nosso processo de eletrólise da água, trouxemos, com sucesso, uma tecnologia para a maturidade do mercado, que é de grande importância para a transição energética. Agora, podemos oferecer aos nossos clientes uma variedade de soluções sustentáveis que ajudarão a preencher a lacuna entre a produção e o consumo de energia renovável. O hidrogênio verde como ponto de partida limpo e livre de CO2 pode ser usado de várias maneiras: para armazenamento de energia, mobilidade e produção de produtos químicos sustentáveis ”, afirma Sami Pelkonen, CEO da unidade de negócios Electrolysis & Polymers Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions.

Novo tipo de usina eficiente em termos de custo para projetos de hidrogênio “verde”

Para tornar a implantação de grandes projetos de hidrogênio o mais fácil possível, a tecnologia da thyssenkrupp está disponível em módulos padrão pré-fabricados. Eles se agrupam facilmente ao tamanho do projeto desejado, podendo chegar até centenas de megawatts. Como o design patenteado é baseado em tecnologias comprovadas de eletrólise, esses módulos carregam a expertise de mais de 600 usinas eletroquímicas da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers em todo o mundo.

“Com décadas de experiência no desenvolvimento e construção de plantas de eletrólise, conseguimos desenvolver nosso produto para atender às demandas mais importantes dos nossos clientes: projetos fáceis de entregar e instalar, altamente eficientes, com investimento e custo de operação mínimos”, afirma Roland Käppner, chefe de armazenamento de energia e hidrogênio da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. "E nós temos uma cadeia de fornecimento em escala industrial de 600 MW por ano já em vigor”, completa.

Dentro do projeto Carbon2Chem®, um dos principais projetos globais para cadeias de valor neutras em carbono, a eletrólise alcalina de água avançada da thyssenkrupp já foi certificada com sucesso. Ele fornecerá o hidrogênio necessário para a produção de produtos químicos a partir do gás de combustão das usinas siderúrgicas.

Transformando energia em produtos químicos sustentáveis

O hidrogênio não é apenas um transportador de energia limpa no armazenamento de energia a longo prazo, rede de gás ou uso em veículos com célula de combustível. Quando produzido a partir de energia renovável, pode tornar sustentável a produção de químicos essenciais. Um bom exemplo é a “amônia verde”: com a eletrólise da água e seu processo de amônia de classe mundial, a thyssenkrupp pode fornecer uma planta integrada que pode produzir amônia apenas com água, ar e luz solar (ou vento). E a partir disso, outros fertilizantes podem ser produzidos a partir da amônia.

Como especialista em engenharia e construção de instalações químicas, cadeias de valor completas podem ser realizadas, como por exemplo o “metanol verde”, que pode permitir a reciclagem de carbono para gerar combustível sustentável. Outras soluções de "energia para o gás" incluem a metanação para a produção de gás natural sintético. Desta forma, a indústria e a economia baseadas no carbono podem ser convertidas, peça por peça, sustentáveis e amigas do clima.

Sobre a thyssenkrupp Industrial Solutions

A thyssenkrupp Industrial Solutions é um dos principais fornecedores globais de engenharia, construção e manutenção de plantas e sistemas industriais. Com base em mais de 200 anos de experiência, a empresa fornece plantas customizadas e turnkey, além de componentes para indústrias químicas, de fertilizantes, cimento, mineração, siderurgia e energia. Como fornecedor de sistemas para os setores automotivo, aeroespacial e naval, desenvolve soluções altamente especializadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Mais de 21 mil colaboradores em mais de 100 localidades formam uma rede global com um portfólio de tecnologia que garante o máximo de produtividade e melhor relação custo-benefício.

Para mais informações, visite: www.thyssenkrupp-industrial-solutions.com

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 158.000 colaboradores, em 79 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2016/2017, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41,5 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 8 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.

Para mais informações, visite: www.thyssenkrupp.com