• Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Produtos e soluções May 7, 2018 11:00 AM

M&T Expo 2018: thyssenkrupp destaca linha de produtos Berco para mineração e construção civil

O cenário de retomada nas vendas de máquinas de construção, que devem crescer este ano cerca de 8% frente a 2017, de acordo com um estudo da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, trouxe mais otimismo às empresas que atuam nesse mercado. Exemplo disso é a thyssenkrupp, que estará presente na 10° edição da M&T Expo. Durante o evento, que acontece entre os dias 5 e 8 de junho em São Paulo, a empresa vai destacar o amplo portfólio de soluções em material rodante da linha Berco, que compreende componentes e sistemas de esteiras para máquinas pesadas, como tratores e escavadeiras, utilizadas na construção civil e em operações de mineração.

A thyssenkrupp também vai apresentar na feira a Nova Geração de Retentores de Esteiras e o Sistema de Retenção Positiva de Pinos, que melhora o desempenho do material rodante e, assim, assegura uma vida útil maior. Isso se dá graças ao novo design do retentor e à substituição do lubrificante, o que garante que o sistema opere em faixas de temperatura de serviço extremas, entre -40ºC a +80ºC. “Com esse novo conceito, conseguimos ampliar a vida útil da esteira em 60% em relação ao projeto que aplicávamos anteriormente. Isso contribui para reduzir significativamente o custo por hora das operações”, explica Rissaldo Laurenti Jr., gerente de vendas da linha Berco da thyssenkrupp para o Brasil.

Fundada na Itália há quase um século, a Berco foi adquirida pela thyssenkrupp em 1999 e consolidou-se como uma marca líder global no fornecimento de material rodante para maquinário pesado. Os produtos são fabricados em plantas situadas em Copparo e Castelfranco Veneto, na Itália; Campo Limpo Paulista, no Brasil; Hyderabad, na Índia; e Waukesha, nos EUA.

Em movimentação global recente, a unidade de negócios Undercarriages da thyssenkrupp, que engloba as operações da Berco, foi integrada à unidade Forging & Machining, responsável pela produção de componentes forjados e usinados. Essa união ergueu as bases para a criação da thyssenkrupp Forged Technologies, uma das maiores empresas de materiais forjados do mundo. Globalmente, a nova estrutura emprega cerca de 7 mil colaboradores em 18 unidades operacionais, distribuídas por 5 regiões, e apresenta receita superior a 1 bilhão de Euros.

Um amplo portfólio de soluções em material rodante

Para atender às necessidades do setor de construção, a linha Berco da thyssenkrupp oferece, tanto para fabricantes originais de equipamentos (OEMs) quanto aos distribuidores de peças de reposição, uma ampla gama de soluções customizadas que englobam correntes, roletes, rodas motrizes, rodas-guia e sapatas, dentre outros componentes e subconjuntos que formam os sistemas de material rodante.

As esteiras são fornecidas em mais de 11 mil configurações diferentes e atendem especificações de máquinas com peso operacional de 7 a 50 toneladas. A linha Berco da thyssenkrupp também dispõe de sistemas de material rodante compacto para máquinas de 1,5 a 6 toneladas, como miniescavadeiras, pavimentadoras e tratores compactos. “Com toda a possibilidade de customizar, podemos afirmar que a thyssenkrupp oferece a solução para o cliente, não apenas o produto”, acrescenta o executivo da empresa.

Com soluções para minas a céu aberto, pedreiras e terraplanagens de grande porte, o portfólio de produtos Berco da thyssenkrupp para o setor de mineração compreende sistemas e componentes para máquinas de esteiras com peso operacional de 50 a 400 toneladas, um diferencial em relação a outros players do mercado.

Os OEMs podem contar ainda com sistemas completos de esteiras – componentes do material rodante, hidráulica, estruturas, truques e redutores – acabados e prontos para instalação diretamente nas linhas de montagem.

Além dos setores de construção e mineração, os produtos da linha Berco da thyssenkrupp também atendem aplicações para o setor de agribusiness (colhedoras de cana-de-açúcar, colheitadeiras de arroz e equipamentos florestais), perfuratrizes, offshore, dentre outras aplicações especiais.