• Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Produtos e soluções Jan 11, 2017 10:00 AM

Nova tecnologia PLAneo® da thyssenkrupp permite produzir plásticos mais sustentáveis e com menor emissão de CO2

Pensando na atual dependência global por plásticos à base de petróleo, a thyssenkrupp desenvolveu o seu próprio processo de produção de poliácido lático (PLA). Agora, a multinacional está construindo em Changchun, na China, a primeira planta comercial baseada em nessa tecnologia, denominada PLAneo®. O cliente é a COFCO Corporation, líder no fornecimento de produtos agrícolas que oferece uma ampla gama de itens alimentícios e serviços. Uma vez concluída, a nova fábrica produzirá cerca de 10.000 toneladas de PLA por ano. O comissionamento está previsto para o primeiro trimestre de 2018.

O PLA é um plástico 100% biodegradável e compostável, adequado para ser convertido em materiais de embalagem, filmes, plásticos de engenharia, entre outras aplicações. O produto pode, portanto, substituir polímeros convencionais à base de petróleo em muitas áreas. A matéria-prima para a produção do PLA é o ácido lático que, por sua vez, é produzido a partir de recursos renováveis como açúcar, amido ou celulose. A thyssenkrupp Industrial Solutions também detém a tecnologia de produção do ácido láctico a partir de açúcar.

Para desenvolver a tecnologia PLAneo®, a Uhde Inventa-Fischer, uma subsidiária da thyssenkrupp Industrial Solutions, aproveitou o conhecimento adquirido a partir da construção de mais de 400 plantas de polimerização e uma vasta experiência no desenvolvimento de novas tecnologias. A PLAneo® converte o ácido láctico em PLA de forma eficiente em termos produtividade e uso de energia. Outra vantagem é sua potencial de aplicação em plantas de produção em larga escala, com capacidade de até 300 toneladas por dia (em torno de 100.000 t / ano). Graças à sua grande flexibilidade, o processo permite a produção de diversas especificações de PLA, com diferentes graus de cristalinidade e viscosidade, atendendo sob medida uma infinidade de aplicações.

Sami Pelkonen, CEO da unidade de negócio Electrolysis & Polymers Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions, diz: "Com essa tecnologia queremos ajudar a consolidar os bioplásticos no mercado, pois ao diminuirmos o uso de matérias-primas fósseis, reduziremos significativamente as emissões de CO2. Com a tecnologia, capacitamos nossos clientes a produzir bioplásticos de alta qualidade, com propriedades personalizadas, e a um preço cada vez mais competitivo com os dos plásticos petroquímicos convencionais”.

A thyssenkrupp está fornecendo engenharia básica e detalhada, equipamentos críticos e a supervisão da montagem e do comissionamento para a nova planta de PLA.

Sobre a thyssenkrupp Industrial Solutions

A thyssenkrupp Industrial Solutions é um dos principais fornecedores globais de engenharia, construção e manutenção de plantas e sistemas industriais. Com base em mais de 200 anos de experiência, a empresa fornece plantas customizadas e turnkey, além de componentes para indústrias químicas, de fertilizantes, cimento, mineração e siderurgia. Como fornecedor de sistemas para os setores automotivo, aeroespacial e naval, desenvolve soluções altamente especializadas para atender às necessidades específicas de cada cliente. Cerca de 19 mil colaboradores em mais de 70 localidades formam uma rede global com um portfólio de tecnologia que garante o máximo de produtividade e melhor relação custo-benefício.

Sobre a Uhde Inventa-Fischer:

Uhde Inventa-Fischer é uma empresa líder em engenharia localizada em Berlim, na Alemanha, e em Domat/Ems, na Suíça. Seu escopo de serviços inclui o desenvolvimento, engenharia e construção de plantas industriais para a produção de poliésteres, poliamidas e poliácido lático. A empresa já construiu mais de 400 plantas em todo o mundo. A Uhde Inventa-Fischer faz parte da área de negócios Industrial Solutions da thyssenkrupp.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 156.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2015/2016, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 39 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica, defesa e siderurgia.