Apr 30, 2024 8:00 AM
Bahia é palco da final da terceira edição do Global Solution Challenge
Realizada no dia 25 de abril de 2024, na Bahia, a grande final da terceira edição do Global Solution Challenge (GSC), evento promovido pela thyssenkrupp Springs & Stabilizers, reuniu equipes vencedoras das competições regionais de diversas fábricas da empresa ao redor do mundo. O grande ganhador dessa final mundial foi a equipe Champion Production, do México.
A iniciativa, que abrange as unidades fabris dessa divisão da companhia localizadas na Alemanha, Brasil, China, Hungria e México, tem como objetivos principais desenvolver pessoas e aprimorar os processos e a excelência operacional da empresa. Os times multidisciplinares são, inclusive, os responsáveis pela escolha dos projetos a serem desenvolvidos.
De acordo com Mario Gropp, CEO global da thyssenkrupp Springs & Stabilizers, o programa tem gerado melhorias nas operações da empresa, evidenciando o compromisso com a inovação e o aprimoramento contínuo. “Estamos muito felizes em ver os colaboradores engajados e empenhados em nos ajudar a solucionar problemas da produção”, afirma.
Alessandro Alves, CEO da thyssenkrupp Springs & Stabilizers no Brasil, acrescenta que o time brasileiro transborda de orgulho por ter inspirado a iniciativa global. “A gestão da Alemanha percebeu que nosso programa local havia conquistado bons resultados e quis expandi-lo para todas as unidades da divisão no mundo. Esse reconhecimento nos deixou ainda mais animados e engajados”, diz.
Em 2012, a divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp lançou no Brasil a Fábrica de Soluções, iniciativa na qual colaboradores de diferentes áreas da companhia formavam equipes multidisciplinares para resolver problemas relacionados à produção, buscando a redução de custos operacionais na empresa. O sucesso do projeto chamou a atenção da matriz alemã, que decidiu, a partir de 2022, transformar a ideia em uma ação em âmbito mundial, resultando no início do Global Solution Challenge.
Ponto de vista de quem já participou do GSC
José Airton Rodrigues de Souza, 54 anos, é especialista em usinagem e atua na divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp há 15 anos. Ele participou de todas as edições do projeto, desde que começou como Fábricas de Soluções, e tem um carinho especial pela iniciativa. “O programa foi um divisor de águas na minha carreira, porque, antes dele, eu era desconhecido para meus colegas. Depois que eu participei da primeira edição e cheguei à final, passei a ser conhecido, ganhei destaque na empresa e me tornei supervisor de área”, conta.
Souza acredita que todos devem viver essa experiência única que a companhia oferece. “Por ser um programa voluntário que proporciona uma série de benefícios, eu sempre incentivo a participação dos meus colegas de trabalho, especialmente os mais jovens. Sou um verdadeiro fã e defensor do GSC.”
Bárbara Mol Ferreira da Silva, 21 anos, é assistente administrativa na área de comércio exterior da divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp. Ela, que iniciou a sua carreira na empresa como jovem aprendiz em 2021, participou do Global Solution Challenge pela primeira vez em 2023 e percebeu que sua atuação na iniciativa a fez se destacar.
“O GSC contribuiu de forma decisiva para o meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal. Eu, que era muito tímida, me superei e apresentei o projeto, que tratava da implementação de um regime aduaneiro especial, para uma comissão avaliadora formada por pessoas importantes e com bastante conhecimento. Isso me deixou bem animada”, relata Bárbara.
Como o projeto do time da Bárbara chegou à final, ela conseguiu realizar um antigo sonho: viajar pela empresa. “Fomos para um resort em São Sebastião (SP) e foi uma experiência muito rica. Ali, aprendi que, independentemente do resultado, o que importa é a experiência vivida.”
Bárbara já está inscrita na quarta edição do Global Solution Challenge, que acontece ainda este ano. Juntamente com o Fábrica de Soluções, a iniciativa soma 13 edições realizadas, 323 projetos inscritos e cerca de 500 colaboradores da divisão Springs & Stabilizers da thyssenkrupp envolvidos.