May 30, 2023 8:00 AM
Dia Mundial do Meio Ambiente: mais uma fábrica da thyssenkrupp conquista marco de Zero Aterro no Brasil
Grupo alemão fortalece iniciativas para mitigar impactos ambientais nos setores Automotivo, de Defesa Naval e Plantas Industriais
Em linha com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente e comprometida com o propósito de impulsionar a transformação verde no Brasil, a thyssenkrupp anuncia que a divisão Steering, responsável pela produção de colunas e sistemas de direção para carros, obteve o certificado do Programa Zero Aterro, tornando-se a quarta planta do grupo a atingir esse marco. Situada em São José dos Pinhais (PR), a unidade implementou uma série de medidas que possibilitaram que praticamente 100% de seus resíduos passassem a ser reciclados ou reaproveitados, e não mais destinados a aterros sanitários. Além da Steering, as unidades Metalúrgica Campo Limpo, Metalúrgica Santa Luzia e Springs & Stabilizers também alcançaram o Zero Aterro.
Além de fortalecer as práticas de coleta seletiva de recicláveis na planta, o time de meio ambiente da thyssenkrupp Steering passou a destinar os resíduos orgânicos para compostagem e os rejeitos para coprocessamento, de forma a serem reaproveitados em outros processos industriais.
No caso da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, maior planta de virabrequins forjados e usinados do mundo e que está localizada em Campo Limpo Paulista (SP), o atingimento do marco Zero Aterro é uma das iniciativas que integram o programa “Rota Azul”, que tem como objetivo, além da gestão sustentável dos resíduos, minimizar o consumo de água, proporcionar mais eficiência energética e mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundos das operações da empresa.
Entre os projetos implementados, vale destacar também a construção de um reservatório de água de reúso com capacidade para 7.000 m³. Esse tanque permite que a água utilizada na refrigeração dos equipamentos fique armazenada e retorne para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da fábrica para recirculação em um sistema fechado, reduzindo assim a captação de água do rio. Graças a esse sistema, a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo deixa de captar, aproximadamente, 70.000 m³ de água por mês, o suficiente para abastecer uma cidade de 15.000 habitantes ou o equivalente a 28 piscinas olímpicas.
Ainda em Campo Limpo Paulista, medidas para ampliar a eficiência energética das operações resultaram em uma redução de 9% no consumo de energia só no último ano fiscal (2021/2022), o equivalente a 14 mil MWh, o que equivale ao consumo mensal de 48 mil residências.
Construção naval mais sustentável
A sustentabilidade também é peça-chave no Programa Fragatas Classe Tamandaré, que está sendo conduzido pela Águas Azuis, Sociedade de Propósito Específico (SPE) estabelecida entre a thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer Defesa & Segurança e a Atech. Situada em Itajaí (SC), a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, onde os navios estão sendo construídos, adota a metodologia paperless, na qual toda documentação técnica é gerenciada em um ambiente virtual e atualizada em tempo real pelos times de engenharia no Brasil e na Alemanha, sem impressão em papel. O estaleiro da thyssenkrupp também vem reduzindo sua pegada de carbono por meio da aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre a partir de fontes renováveis. Graças a essa iniciativa, a planta deixou de emitir quase 140 toneladas de CO² equivalente em um ano, o que equivale ao plantio de cerca de 1.000 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.
Outro número que chama atenção diz respeito à redução do consumo de descartáveis no estaleiro. Com a distribuição de copos reutilizáveis de silicone, a unidade consegue evitar, todo mês, o descarte de cerca de 100.000 unidades de copos de plástico.
A thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul também é referência em gestão ambiental graças ao trabalho de educação que promove junto à comunidade de Itajaí. Por meio da distribuição de cartilhas e de visitas a moradores que vivem no entorno do estaleiro, a empresa ajuda a conscientizar a população sobre questões fundamentais para a proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.
Vale destacar ainda outras iniciativas ambientais, como o Programa de Monitoramento da Biota Aquática, o
Programa da Qualidade da Água Estuarina, o Programa da Qualidade de Águas Subterrâneas e o Sistema de Tratamento e Monitoramento de Efluentes.
Soluções verdes para plantas industriais
Em meio a todas as iniciativas implementadas dentro dos processos produtivos de suas unidades, a thyssenkrupp também atua com o fornecimento de soluções de engenharia que contribuem para a descarbonização de outras indústrias.
Um exemplo é o fornecimento da tecnologia de eletrólise alcalina de água da thyssenkrupp nucera para a Unigel, que está construindo em Camaçari (BA) a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial do Brasi. Em sua primeira fase, a unidade fabril terá capacidade para produção de 10 mil toneladas ao ano de hidrogênio verde e de 60 mil toneladas anuais de amônia verde.
Já a thyssenkrupp Uhde está instalando na ArcelorMittal Tubarão (ES) uma planta de gases industriais, que possibilitará à ArcelorMittal reduzir as emissões da usina siderúrgica. Além disso, com as tecnologias da thyssenkrupp, será possível à ArcelorMittal gerar cerca de 480 MW de energia elétrica a partir do gás de coqueria, o que corresponde ao consumo médio de mais de 2 milhões de residências.
Outra contribuição da thyssenkrupp vem da divisão rothe erde, que fabrica rolamentos de grande porte para o setor de energia eólica - um dos mais importantes na geração de energia a partir de fontes renováveis.
A thyssenkrupp tem metas globais de, até 2050, tornar-se neutra em carbono. Como um passo importante rumo à neutralidade climática, o grupo também estabeleceu metas para 2030: reduzir em cerca de 30% as emissões diretas de CO2 relacionadas aos processos produtivos e à energia utilizada, além de diminuir em 16% as emissões indiretas de CO2, ou seja, na cadeia de valor da empresa.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia independentes e emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Suas atividades comerciais foram agrupadas em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems, e Multi Tracks. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. O grupo thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, o grupo cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e ajuda a tornar a vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, usa suas diversas habilidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde de seus clientes.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 3.700 colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.