Oct 24, 2024 8:00 AM
Paulo Alvarenga é eleito Engenheiro do Ano pela VDI-Brasil
Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul, foi eleito Engenheiro do Ano de 2024 pela VDI-Brasil, entidade centenária que reúne engenheiros e indústrias alemãs comprometidas com o desenvolvimento da engenharia. O prêmio reconhece a expressiva contribuição do executivo para a engenharia e para a sociedade brasileira, consolidando-o como uma das principais lideranças do setor no País. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 23 de outubro, durante o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC-SP). O evento reuniu cerca de 200 profissionais de indústrias alemãs atuantes no Brasil, além de líderes do setor de engenharia, especialistas e representantes de entidades do segmento.
A VDI-Brasil tem como missão promover a integração entre engenheiros e indústrias do Brasil e da Alemanha, incentivando a inovação, o intercâmbio de conhecimento e o debate técnico em áreas estratégicas para o crescimento industrial.
A premiação da VDI-Brasil reforça o papel crucial da engenharia no desenvolvimento de um futuro mais sustentável. A escolha de Alvarenga como Engenheiro do Ano é um reconhecimento de sua trajetória de sucesso e do impacto que suas ações têm gerado para o avanço da engenharia e do desenvolvimento sustentável no País, e reflete não apenas seu papel de liderança à frente da thyssenkrupp na América do Sul, mas também seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, com destaque para a questão do hidrogênio verde. Sob sua gestão, a empresa tem se destacado na implementação de tecnologias de descarbonização, impulsionando a transformação verde com soluções inovadoras para a transição energética. Atuando como protagonista nos setores automotivo, de defesa naval e plantas industriais, a thyssenkrupp fortalece sua liderança no desenvolvimento de práticas sustentáveis no Brasil.
“Receber o prêmio de Engenheiro do Ano é uma honra; e uma reafirmação do compromisso que todos nós, engenheiros, temos com a sociedade. Como testemunhas da emergência climática, devemos ser agentes de mudança, dedicando nossos esforços ao desenvolvimento de soluções sustentáveis que preservem o planeta para as próximas gerações, e promovam o progresso econômico aliado ao bem-estar social. Agradeço à VDI e a todos os colegas engenheiros por este reconhecimento, que deve servir de motivação para continuar inovando e buscando a excelência em tudo que fazemos", afirmou o executivo, em seu discurso durante a cerimônia.
Alvarenga, que é CEO da thyssenkrupp América do Sul desde outubro de 2017, ingressou na companhia em 2012 como vice-presidente para a América do Sul. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com especializações em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão Empresarial pelo Institute for Management Development (IMD), na Suíça. Ao longo de sua carreira, Alvarenga, que atualmente exerce também a função de Presidente da Câmara Brasil-Alemanha (AHK), tem demonstrado uma liderança visionária, focada em transformar desafios em oportunidades de crescimento e inovação.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa internacional industrial e de tecnologia que emprega cerca de 100.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2022/2023 registrou um faturamento de €38 bilhões. Desde 1º de outubro de 2023, as atividades comerciais foram agrupadas em cinco segmentos: Automotive Technology, Decarbon Technologies, Materials Services, Steel Europe e Marine Systems. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 4.000 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 14.630 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes. Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$5 bilhões. Para mais informações, visite www.thyssenkrupp-brazil.com