Apr 22, 2021 10:36 AM

thyssenkrupp conquista contrato de hidrogênio verde com a empresa CF Industries para descarbonização da produção de amônia nos EUA

  • Planta de hidrogênio verde de 20 MW vai propiciar a descarbonização da maior fábrica de amônia do mundo

  • A CF Industries iniciará a produção de 20.000 toneladas ao ano de amônia verde até 2023

A thyssenkrupp firmou um contrato com a empresa norte-americana do setor químico CF Industries que prevê a engenharia e o fornecimento de uma fábrica de hidrogênio verde para a produção de amônia verde no complexo industrial de Donaldsonville, no estado da Louisiana (EUA). A thyssenkrupp projetará e entregará uma unidade de produção de hidrogênio de 20 MW, baseada em sua tecnologia de eletrólise alcalina da água.

zoom

Complexo da CF Industries em Donaldsonville (EUA), onde a thyssenkrupp instalará a planta de H2 verde

A planta utilizará energia renovável da rede para produzir hidrogênio verde que será, então, convertido para 20.000 toneladas de amônia verde, ao ano, nas fábricas da CF Industries, em Donaldsonville. A amônia verde pode ser usada como um meio de armazenamento e transporte altamente eficiente para energia renovável e, também, diretamente como um combustível limpo para o transporte marítimo, por exemplo. As atividades de engenharia e de suprimentos já começaram e o início da produção está programado para 2023.

zoom

Montagem de planta de eletrólise da água da thyssenkrupp

Forte presença com projeto e estrutura organizacional na América do Norte

Com seis plantas de amônia e diversas fábricas de fertilizantes, a unidade da CF Industries em Donaldsonville é o maior complexo de fabricação de amônia do mundo. A maior fábrica de amônia desta localidade também foi entregue pela thyssenkrupp e é baseada na comprovada tecnologia para processos de amônia uhde® da thyssenkrupp. "Após a recente entrega de duas plantas de amônia e fertilizantes de escala mundial à CF Industries, estamos honrados em sermos escolhidos por nosso cliente de longa data para contribuirmos para a descarbonização de suas operações e apoiá-los na missão de fornecer energia limpa para alimentar e abastecer o mundo de forma sustentável", afirma Dennis Lippmann, presidente da unidade Chemical & Process Technologies da thyssenkrupp Industrial Solutions EUA.

Como especialista global em contratos do tipo EPC (Engineering, Procurement and Construction) para plantas eletroquímicas, a thyssenkrupp é líder no fornecimento de equipamentos, soluções e serviços de eletrólise – com forte presença na América do Norte. Com uma capacidade total de mais de 1,4 GW realizada em projetos eletroquímicos nos últimos 30 anos (equivalentes a mais de 290.000 Nm3/h de hidrogênio como subproduto), a América do Norte é uma das regiões-chave para empresa. De acordo com Dr. Christoph Noeres, Head de Hidrogênio Verde na thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, "esta segunda conquista em eletrólise da água, após o recente anúncio de uma instalação no Canadá (para a empresa Hydro-Québec) mostra o papel de liderança da região para tornar a economia do hidrogênio verde um verdadeiro negócio. Com nossa instalação local bem estabelecida, estamos melhor preparados para atender o mercado americano, o que também é fundamental para fornecer soluções de serviço personalizadas durante todo o ciclo de vida da planta", acrescenta ele.

Mais informações em: https://www.thyssenkrupp-industrial-solutions.com/power-to-x

Sobre a thyssenkrupp Industrial Solutions

A thyssenkrupp Industrial Solutions é um parceiro líder para engenharia, construção e serviço de instalações e sistemas industriais. Com base em mais de 200 anos de experiência, fornecemos plantas e componentes personalizados e turnkey para clientes das indústrias química, de fertilizantes, de cimento, de mineração e de aço. A thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, uma joint venture entre a thyssenkrupp Industrial Solutions AG e a Industrie De Nora, oferece tecnologias líderes mundiais para plantas de eletrólise de alta eficiência. A empresa já instalou com sucesso mais de 600 projetos e plantas eletroquímicas em todo o mundo, com uma capacidade total de mais de 10 gigawatts. Com sua tecnologia de eletrólise de água para a produção de hidrogênio verde, a divisão de produtos associados Green Hydrogen oferece uma solução inovadora para aplicações em escala industrial. Junto com a unidade de negócios Chemical and Process Technologies, a thyssenkrupp cobre toda a cadeia de valor de produtos químicos verdes, de hidrogênio a amônia, metanol e gás natural sintético - um grande passo em direção a uma indústria neutra para o clima.

 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social. 

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões.