You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

Oct 20, 2021 8:00 AM

thyssenkrupp fornece componentes para novos motores turbo do Grupo Stellantis

A unidade Dynamic Components da thyssenkrupp iniciou em julho deste ano o fornecimento dos eixos de comando de válvulas montados para os novos motores Turbo 200 Flex (1.0 Turbo) e T270 (1.3 Turbo) que equipam alguns dos veículos das marcas Fiat e Jeep do Grupo Stellantis.

A produção dos eixos de comando é feita na planta da thyssenkrupp em Poços de Caldas (MG), inaugurada em 2015 e a primeira da Grupo no Brasil a aplicar o conceito de Indústria 4.0, tornando-se referência em inovação e digitalização na indústria automotiva. A unidade integra tecnologias digitais no processo de manufatura, bem como em toda a cadeia de produção.

Com a adoção dos novos motores turbo flex, o Grupo Stellantis segue a tendência de mercado em desenvolver motores turbo menores e mais leves, que entregam a combinação de alto torque em baixa rotação e menor consumo de combustível. Além disso, são visualmente mais compactos, proporcionando um design mais moderno à mecânica dos automóveis.

“Estamos muito felizes pela parceria e oportunidade de fornecer componentes para os novos motores turbo do Grupo Stellantis, contribuindo progressivamente para o avanço tecnológico do setor automotivo no Brasil. Esse fornecimento trará mudanças muito positivas em termos de eficiência e economia para os veículos, possibilitando ao nosso cliente um posicionamento ainda mais forte no mercado, por meio de um portfólio cada vez mais atrativo para os consumidores”, explica Roberval Calca, diretor de Vendas e Marketing da divisão Dynamic Components da thyssenkrupp na América Latina.

Entre os modelos que já contam com o motor T270, de 185 cv de potência máxima, estão o Jeep Compass e o Fiat Toro, além do inédito SUV a ser lançado em breve, o Fiat Pulse, equipado com o propulsor Turbo 200 Flex, de 130 cv de potência máxima.

 

A thyssenkrupp e a indústria automotiva 

A thyssenkrupp é um dos maiores fornecedores globais de materiais e componentes para a indústria automotiva. Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa. Além disso, um em cada três caminhões possui componentes da thyssenkrupp.  

O portfólio de produtos que a thyssenkrupp fornece à indústria automotiva inclui componentes para motor (eixos de comando de válvulas montados, módulos de cabeçote do cilindro e virabrequins), componentes de suspensão e chassi (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras) e serviços de montagem (módulos de eixo). 

No Brasil, a companhia possui plantas automotivas em Poços de Caldas, Ibirité e Santa Luzia (MG); São José dos Pinhais (PR); Campo Limpo Paulista e São Paulo (SP). 

 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social. 

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões.