You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

Brasil
Brasil
BrasilBrasilBrasil
  • Contato
  • Onde estamos
  • Empresa
  • Produtos & Serviços
  • Notícias
  • Carreira
  • Nosso Futuro
  • Home
  • Notícias
  • Comunicados à imprensa | thyssenkr...

Jun 8, 2021 4:51 PM

thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo alcança marco ”Zero Aterro” na destinação final de resíduos sólidos

  • Projeto ambiental “Sustentabilidade tk” abrange iniciativas para zerar o envio de resíduos para aterro e reduzir o consumo de energia e de água na produção industrial

  • Redução do consumo total de energia em 14%, o que equivale a deixar de emitir 5.800 toneladas de CO2/ano na atmosfera

Maior planta do mundo de virabrequins forjados pesados, a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, que completa 60 anos este ano, obteve, em 2021, resultados significativos no que diz respeito aos esforços de sustentabilidade ambiental que vêm sendo realizados desde 2017. Em junho deste ano, a fábrica, que está localizada em Campo Limpo Paulista (SP), atingiu o marco “Zero Aterro”, que significa que praticamente 100% de seus resíduos são reciclados e deixam de ser destinados a aterros sanitários.

“A questão do aterro é um dos indicadores de um projeto que olha para diversos aspectos da empresa. Nosso objetivo é diminuir constantemente o consumo de insumos para produção e, assim, reduzir a geração de resíduos”, conta José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo. Por exemplo, no processo produtivo os resíduos gerados em maior quantidade são a carepa (oxidação obtida da queima do aço na forjaria) e a borra do processo de usinagem (partículas sólidas misturadas com óleo). A empresa desenvolveu e capacitou uma cadeia de fornecedores certificados que reciclam esses materiais provenientes da produção para que possam ser reaproveitados em processos produtivos de outras empresas.

No caso dos efluentes líquidos onde a água tem maior predominância, a thyssenkrupp expandiu a capacidade para tratamento dentro da própria fábrica, na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), construída em 2016. Na época a estação tratava três tipos de efluentes, hoje são sete. Nesse processo, os efluentes são tratados e a água residual é destinada à rede pública de esgoto.

zoom

ETEI da fábrica de Campo Limpo Paulista

Na Estação de Tratamento de Óleo (ETO), os óleos hidráulicos e lubrificantes que seriam descartados são recuperados e reutilizados nos equipamentos e nos processos de produção, onde o residual gerado no tratamento é destinado para beneficiamento por fornecedores especializados.

Outros materiais, como madeira de caixas de peças e resíduos da coleta seletiva (papel, plástico, metal e vidro) são destinados à reciclagem. Os resíduos orgânicos provenientes, por exemplo, do restaurante da unidade são enviados a um fornecedor que faz a compostagem.

Menor gasto de energia, menor emissão de gás carbônico

A thyssenkrupp tem metas globais de, até 2030, reduzir em cerca de 30% as emissões diretas de CO2 relacionadas aos processos produtivos e à energia utilizada, além de diminuir em 16% as emissões indiretas de CO2, ou seja, atividades não controladas pela empresa, como por exemplo a produção de insumos, tornando-se assim neutra em carbono até 2050. Na fábrica de Campo Limpo Paulista, o projeto de sustentabilidade realizou diversas ações de otimização do uso de energia, abrangendo gás natural e energia elétrica, obtendo a certificação na norma ISO 50.001 (Eficiência na Gestão de Energia). Além de projetos de melhorias focadas no aumento da eficiência energética nos principais consumidores de energia da fábrica, outro projeto de destaque foi a identificação e eliminação do desperdício de ar comprimido em toda a fábrica, com resultado significativo para a operação. Com isso, a planta vem melhorando sua eficiência energética, diminuindo em 14% o consumo específico total anual, o que evitou a emissão de 5.878 toneladas de CO2/ano na atmosfera, no período de 2019 a 2020. Cappuccelli reitera: “Um dos principais equipamentos da fábrica, o martelo para forja pesada, utiliza gás natural para aquecimento da matéria-prima dos forjados. Por isso, foi fundamental ampliarmos o escopo do projeto, incluindo o gás natural, além da energia elétrica, por meio do trabalho do comitê interno de eficiência energética”.

Processo de resfriamento de máquinas conta com água de reúso, tratada no local

Na linha de produção da fábrica de Campo Limpo Paulista, a água é utilizada no processo de resfriamento dos equipamentos. Para isso, a planta capta água do Rio Jundiaí, que fica nas proximidades. Em 2016, a equipe de engenharia industrial construiu um reservatório de água de reúso com capacidade para 7.000 m³. O reservatório permite que a água utilizada na refrigeração dos equipamentos fique armazenada e retorne para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da fábrica para recirculação em um sistema fechado, o que possibilita a redução da captação de água superficial do rio. Assim, a empresa utiliza o recurso natural de forma sustentável.

zoom

Reservatório de água de reúso

zoom

Estação de tratamento de água da fábrica

Nos últimos anos, foram implementadas diversas melhorias com foco em identificar perdas e, assim, evitar desperdícios na fábrica. Dessa forma, o sistema de reúso foi aprimorado e a empresa pôde reduzir em 70% o volume de água captada do rio. Atualmente, a fábrica deixa de captar, aproximadamente, 700.000 m³ de água ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 15.000 habitantes.

“A thyssenkrupp tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente e nosso trabalho é contínuo, envolvendo todos os colaboradores para identificar cada vez mais oportunidades de melhoria, a fim de que a Metalúrgica Campo Limpo possa utilizar os recursos naturais de forma sustentável mantendo a competitividade com altos níveis de produtividade”, completa o CEO da empresa.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social. 

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões.

tk-print Print
Facebook Email LinkedInXingWhatsApp
Regional Platform South America
Margarete Storto
Corporate Communications
+55 11 5105-7555
tk-mail Enviar email

arrow-down Brasil

  • Empresa
  • Produtos
  • Notícias
  • Carreira

thyssenkrupp AG

  • Website global
thyssenkrupp © 2024
  • Sitemap
  • Impressão
  • Avisos legais
  • Compartilhar tk-share
    Facebook Email LinkedIn