Jan 31, 2022 8:00 AM
thyssenkrupp torna a coqueria da ArcelorMittal Bélgica mais sustentável
Sistema avançado de limpeza de gases industriais, com remoção e recuperação de enxofre minimiza as emissões de óxidos de enxofre
Os processos proprietários CYCLASULF® e MONOCLAUS® da thyssenkrupp Uhde permitem altos benefícios ambientais com baixa complexidade
A ArcelorMittal Bélgica assinou contrato com a thyssenkrupp Uhde para a instalação de uma planta de dessulfuração de gás em sua unidade de Ghent, na Bélgica. O principal objetivo deste projeto é melhorar a qualidade do gás de coqueria, com uma unidade de remoção e recuperação de enxofre de última geração. As novas unidades estão previstas para entrar em operação em julho de 2023.
“Este projeto simboliza mais um marco para tornar nossa fábrica em Ghent mais ecológica. É um grande esforço para toda a indústria, e estamos dando passos diligentes em direção ao nosso objetivo de reduzir as emissões de óxidos de enxofre (SOx)”, diz Jeroen Van Lishout, COO da ArcelorMittal Bélgica.
A coqueria original foi construída pelos especialistas em coqueria da thyssenkrupp Uhde há 25 anos, então sob o nome da empresa Thyssen Still Otto. “Estamos felizes pela confiança contínua de nosso cliente ArcelorMittal”, diz Michael Petzinna, Diretor Executivo da unidade operacional Coqueria e Ácidos Inorgânicos da thyssenkrupp. “Com nossas tecnologias avançadas e recursos de execução de projetos, podemos oferecer uma solução técnica feita sob medida para suas necessidades.” A thyssenkrupp Uhde instalará seus processos proprietários CYCLASULF® para dessulfurização de gás, bem como o MONOCLAUS® para uma recuperação de enxofre altamente eficiente.
Integração inteligente de processos existentes e novos com facilidade
Como em todos os projetos brownfield, requisitos específicos tiveram que ser atendidos. Neste caso, a planta de tratamento de gás existente também exigia um novo sistema backup para a remoção de amônia do gás da coqueria existente. A thyssenkrupp Uhde foi capaz de oferecer uma solução inteligente que conecta os trens de processos novos e existentes, através do CYCLASULF®. Esta solução avançada e comprovada para remoção sulfeto de hidrogênio (H2S) e amônia (NH3) do gás, com maior eficiência e menor quantidade de equipamentos. A corrente resultante de gás ácido é concentrada e preparada para processamento adicional, seja para produção de enxofre ou de ácido sulfúrico. Em Ghent, o enxofre elementar será recuperado. Sistemas modernos de transferência de massa reduzem significativamente o tamanho do equipamento necessário, otimizando uso do espaço e custo de implantação.
O mesmo vale para o processo MONOCLAUS® de última geração para recuperação de enxofre e decomposição de amônia. Ele permite a produção de enxofre líquido puro utilizando um número mínimo de equipamentos e tubulações em comparação com as plantas convencionais, o que resulta em um arranjo e área de cobertura muito compactos. Pode-se dizer que o princípio MONOCLAUS® é: quanto mais simples, melhor – mas com a mesma alta qualidade do produto e segurança do processo. Ao comissionar esta nova planta MONOCLAUS®, a ArcelorMittal Ghent poderá operar uma dessulfurização de baixa emissão, mesmo durante as paradas de manutenção ou inspeção, substituindo efetivamente a antiga planta de recuperação de enxofre, com menor capacidade.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia amplamente independentes e emprega mais de 100.000 pessoas. Em 56 países, gerou vendas de €34 bilhões no ano fiscal 2020/2021. Seus negócios foram agrupados em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems e Multi Tracks. Apoiadas por um amplo know-how tecnológico, as empresas desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 78 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. O grupo thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 18.100 patentes e modelos de utilidade. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, o grupo cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e ajuda a melhorar a vida das gerações futuras. A thyssenkrupp está listada no índice MDAX. As ações da thyssenkrupp são negociadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (símbolo: TKA) e como American Depositary Receipts (símbolo: TKAMY) nos EUA.
Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 4.200 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química, energia renovável e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2020/2021 um faturamento equivalente a R$ 4,7 bilhões.