Jan 14, 2021 12:00 PM

thyssenkrupp vai instalar usina de eletrólise da água de 88 MW no Canadá para a Hydro-Québec produzir hidrogênio verde

  • O hidrogênio verde é gerado a partir da energia hidrelétrica e será usado para a produção de biocombustíveis

  • A Hydro-Québec irá operar um dos primeiros e mais poderosos eletrolisadores para a produção de hidrogênio verde do mundo

A divisão de produtos de hidrogênio verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers conquistou o contrato de engenharia para instalar uma planta de eletrólise da água de 88 megawatts (MW) para a empresa canadense de energia Hydro-Québec, após concluir com sucesso um estudo de viabilidade. A Hydro-Québec, uma empresa estatal, é um dos maiores fornecedores de energia hidrelétrica da América do Norte devido aos vastos recursos desse tipo de energia na província de Quebec.

A usina de eletrólise da água será construída na cidade de Varennes, Quebec, e deverá produzir 11.100 toneladas métricas de hidrogênio verde anualmente. Tanto o hidrogênio quanto o oxigênio, subprodutos do processo de eletrólise, serão usados em uma fábrica para produzir biocombustíveis a partir de resíduos para o setor de transporte. 

Com capacidade de 88 MW, a planta será uma das primeiras e maiores instalações de produção de hidrogênio verde do mundo. O comissionamento está programado para o fim de 2023.

"Este projeto é um bom exemplo de como é importante a integração entre o acesso seguro à energia renovável competitiva e o uso de tecnologia em escala para a produção de hidrogênio", diz Sami Pelkonen, CEO da unidade de negócios Chemical & Process Technologies da thyssenkrupp. Denis Krude, CEO da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, acrescenta: "Quebec como região e a Hydro-Québec como cliente oferecem pela primeira vez as condições ideais para instalação da nossa tecnologia de eletrólise da água em escala multi-megawatt".

 

Eletrólise da água da thyssenkrupp para instalações de várias centenas de megawatts a gigawatts

A eletrólise da água é a tecnologia-chave para descarbonizar a indústria, já que, até hoje, é a única tecnologia em escala para a produção do hidrogênio verde. As matérias-primas verdes só se tornam economicamente viáveis se forem produzidas e utilizadas em escala industrial, pois é a única maneira pela qual os efeitos de escala se refletem em uma melhor estrutura de custos. A tecnologia de eletrólise da água da thyssenkrupp viabiliza os maiores módulos padrão do mundo, que podem ser facilmente combinados para atingir capacidades nas faixas de multi-megawatts e gigawatts.

"Com a expansão de nossa cadeia de fornecimento anual para um gigawatt, nossos grandes módulos-padrão e a presença global de nossa empresa como fornecedora EPC, já temos uma posição inicial ideal em um mercado que está se tornando mais dinâmico", afirma Christoph Noeres, head de hidrogênio verde da thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers. 

Sobre a thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers

A thyssenkrupp Uhde Chlorine Engineers, joint venture entre thyssenkrupp Industrial Solutions AG e Industrie De Nora, é um fornecedor líder mundial de tecnologias para plantas de eletrólise altamente eficientes. A empresa já concluiu com sucesso mais de 600 projetos e plantas eletroquímicas em todo o mundo com uma produção total de mais de 10 gigawatts. Com sua tecnologia de eletrólise da água para a produção de hidrogênio verde, a divisão de produtos Green Hydrogen oferece uma solução inovadora para aplicações em escala industrial. Juntamente com a unidade de negócios Chemical and Process Technologies, a thyssenkrupp cobre toda a cadeia de valor de produtos químicos verdes, do hidrogênio à amônia, metanol e gás natural sintético – um grande passo em direção a uma indústria climaticamente neutra.

 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional composto por empresas industriais e tecnológicas independentes. O Grupo gerou vendas de €29 bilhões em 60 países no ano fiscal de 2019/2020. Sob uma forte marca de referência, nossos produtos e serviços contribuem com a criação de um futuro melhor e mais sustentável. A competência e o comprometimento de nossos mais de 104 mil colaboradores ao redor do mundo são a base do nosso sucesso. Com nossa tecnologia e inovação, trabalhamos com nossos clientes para desenvolver soluções de baixo custo e consumo eficiente de recursos para os desafios futuros. Nós combinamos a orientação aos resultados com a responsabilidade empresarial e social.

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega cerca de 3.500 colaboradores na região nos segmentos automotivo, mineração, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2019/2020 o faturamento equivalente a R$ 3 bilhões.