You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

Brasil
Brasil
BrasilBrasilBrasil
  • Contato
  • Onde estamos
  • English
  • Empresa
  • Produtos e Serviços
  • Notícias
  • Carreira
    • Contato
    • Onde estamos
    • English
  • Home
  • Notícias
  • Press releases
  • Press Detail

Mar 13, 2023 8:00 AM

Unigel e thyssenkrupp nucera assinam Memorando de Entendimento para aumentar a capacidade de produção de planta de hidrogênio verde

  • Cerimônia de assinatura do Memorando de Entendimento entre Unigel e thyssenkrupp nucera como parte da visita ao Brasil do Ministro da Economia e do Clima da Alemanha

  • Intensificação da cooperação Brasil-Alemanha na transformação verde

  • Segunda fase do projeto da Unigel prevê expansão de 60 MW para 240 MW

Belo Horizonte/Dortmund, 12 de março de 2023 – A thyssenkrupp nucera e a Unigel assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para aumentar a capacidade da planta de hidrogênio verde, que a Unigel está construindo na Bahia, de 60 MW para 240 MW de eletrólise de água. A cerimônia de assinatura foi realizada em Belo Horizonte, durante a visita do Ministro Federal alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Dr. Robert Habeck. Este é um passo fundamental para ambas as empresas continuarem sua boa colaboração para acelerar a transformação verde por meio do desenvolvimento da economia do hidrogênio verde em todo o mundo. 

A fábrica da Unigel será a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial do Brasil. A entrega está prevista para o final do ano. Na primeira fase, a planta terá uma capacidade total de eletrólise de água de 60 MW com eletrolisadores da thyssenkrupp nucera e uma capacidade inicial de produção de 10.000 toneladas/ano de hidrogênio verde para produzir 60.000 toneladas/ano de amônia verde. A Unigel é uma das maiores empresas químicas da América Latina e a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do Brasil. A nova fábrica será um importante estímulo para o desenvolvimento de toda a região. 

“A fábrica de hidrogênio verde da Unigel será a primeira em escala industrial no Brasil. Seguimos negociando parcerias estratégicas para viabilizar a realização das novas fases do projeto”, afirma Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.O hidrogênio verde será utilizado em setores de difícil descarbonização, tais como a siderurgia, o refino de petróleo e a própria produção de amônia verde. Além disso, a amônia verde será utilizada na cadeia de valor da Unigel, por ser matéria-prima para a produção de fertilizantes e acrílicos. 

"O Brasil apresenta uma combinação de fatores extremamente favoráveis para a implementação de projetos de hidrogênio verde. Além de uma demanda doméstica da indústria, o País pode se tornar um dos maiores exportadores desse produto no mundo. Com nossa tecnologia de eletrólise de água, estamos contribuindo fortemente para o desenvolvimento de uma economia do hidrogênio e, assim, preparando o caminho para a transformação verde", disse Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul. 

O Ministro Federal Dr. Robert Habeck visitará o Brasil e a Colômbia de 11 a 15 de março. O objetivo da visita é fortalecer as relações econômicas e a cooperação climática com os dois países. Brasil e Colômbia desempenham um papel fundamental na proteção do clima global. O EEBA (Encontro Econômico Brasil-Alemanha) deste ano acontecerá em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, onde o Ministro alemão manterá conversas com representantes da política e do empresariado. A participação na cerimónia de assinatura faz parte da agenda oficial da delegação.

Sobre a Unigel

 

A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México. Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura, entre outros.

www.unigel.com.br

 

 

Sobre a thyssenkrupp nucera 

A thyssenkrupp nucera oferece tecnologias líderes mundiais para plantas de eletrólise de alta eficiência. A empresa, uma joint venture com a Industrie De Nora, possui amplo conhecimento em engenharia, procurement e construção de plantas eletroquímicas e um forte histórico de mais de 600 projetos com uma classificação total de mais de 10 gigawatts já instalados com sucesso. Com sua tecnologia de eletrólise da água para produzir hidrogênio verde, a empresa oferece uma solução inovadora em escala industrial para cadeias de valor verdes e uma indústria alimentada por energia limpa – um passo importante em direção à neutralidade climática.

www.thyssenkrupp-nucera.com

 

 

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia independentes e emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal  2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Suas atividades comerciais foram agrupadas em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems, e Multi Tracks. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. O grupo thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, o grupo cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e ajuda a tornar a vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, usa suas diversas habilidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde de seus clientes. Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 3.700 colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.

www.thyssenkrupp.com.br

zoom
zoom
tk-print Print
FacebookTwitter Email LinkedInXingWhatsApp
Regional Platform South America
Margarete Storto
Corporate Communications
+55 11 5105-7555
tk-mail Enviar email

arrow-down Brasil

  • Empresa
  • Produtos
  • Notícias
  • Carreira

thyssenkrupp AG

  • Website global
thyssenkrupp © 2022
  • Sitemap
  • Impressão
  • Avisos legais
  • Compartilhar tk-share
    FacebookTwitter Email LinkedIn