Press Release
Corporativo Jul 5, 2018 2:00 PM
thyssenkrupp é eleita uma das empresas mais inovadoras do Brasil
A thyssenkrupp foi escolhida, pelo segundo ano consecutivo, uma das cinco empresas mais inovadoras do Brasil no setor de bens de capital, segundo a pesquisa realizada anualmente pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy& - que integra a rede da PwC. Em sua quarta edição, o Prêmio Valor Inovação Brasil busca identificar as empresas mais inovadoras do país a partir de critérios estabelecidos para refletir a realidade brasileira.
Neste ano, 216 companhias foram avaliadas e divididas em grupos de diferentes setores, de acordo com seus investimentos em inovação, melhores práticas, novos produtos e soluções, estratégias, entre outros indicadores. Além disso, foi criada uma metodologia capaz de separar as empresas realmente inovadoras das que apenas seguem ondas tecnológicas. O resultado é um ranking formado por corporações que inseriram processos de criação e incremento técnico constantes no cerne das estratégias, planos e metas.
“Para nós, estar novamente neste ranking é a prova de que estamos no caminho certo”, afirma Fernando Nogueira, Head de Desenvolvimento de Negócios para a América do Sul. “Mesmo com um cenário desafiador para qualquer empresa no país, continuamos a investir em soluções inovadoras para nossos clientes. Este reconhecimento mostra uma decisão acertada, visto que em 2018 subimos 13 posições no ranking geral, ao comparar com o levantamento de 2017”, completa o executivo, que é também responsável pela área de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da companhia na região.
O compromisso da thyssenkrupp com a inovação é refletido em números. No último ano fiscal (2016/2017), a empresa investiu, globalmente, mais de 800 milhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento. No mundo, conta com 90 localidades dedicadas à P&D, sendo que quatro estão situadas no Brasil. Ao todo, a thyssenkrupp já registrou mais de 19 mil patentes nos mais de 80 países em que atua.
Sobre o Prêmio Valor Inovação Brasil
O ranking tem como objetivo avaliar, de maneira consistente e sistemática, as práticas de inovação das companhias que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas. Para isso, são levados em consideração quatro pilares da cadeia de inovação: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado. O ranking é resultado de uma análise sobre como cada um desses pilares é construído nas empresas instaladas no Brasil e como isso se reflete nas práticas de inovação de cada participante.
Para participar, as empresas deveriam ter receita líquida superior a R$ 500 milhões e pelo menos 5% de capital privado em sua composição acionária. A adesão ao ranking tem sido crescente: a primeira edição contou com a participação de 136 empresas; na segunda, 162. Em 2017 esse número cresceu 20%, para 195 participantes, o que permitiu elevar de 100 para 150 o número de empresas. Em 2018 o número de companhias validadas cresceu para 216 empresas e o número de setores, de 18 para 21.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 158.000 colaboradores, em 79 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2016/2017, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 41,5 bilhões de euros.
Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 8 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.