You are using Internet Explorer 11 or earlier, this browser is no longer supported by this website. We suggest to use a modern browser.

  • Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Corporativo Nov 16, 2016 10:00 AM

thyssenkrupp é listada em ranking global de empresas líderes em proteção climática

Em reconhecimento aos esforços realizados em diferentes áreas e projetos, a thyssenkrupp foi listada no ranking global da organização não governamental Carbon Disclosure Project (CDP). Intitulado “Climate A List”, esse ranking abrange cerca de 200 empresas que desempenharam papel preponderante na execução de projetos e iniciativas capazes de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e contribuir com a proteção climática em uma perspectiva de longo prazo.

O comprometimento da companhia com questões relacionadas à proteção ambiental e climática é refletido em inúmeros projetos e iniciativas realizados em diferentes regiões do mundo. No Brasil, uma das iniciativas de sucesso é liderada pela thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), unidade do grupo localizada no Rio de Janeiro (RJ) e responsável pela produção de placas de aço. Dentro do complexo industrial funciona uma usina termelétrica responsável pela autossuficiência energética da planta. Com capacidade de 490 MW, a energia é gerada a partir do reaproveitamento dos vapores e gases provenientes do processo de produção do aço, sendo que 220 MW do total produzido são direcionados para o Sistema Interligado Nacional. Esse volume é suficiente para atender cerca de 880 mil residências, contribuindo para garantir a segurança energética do País.

Em São Paulo (SP), outra iniciativa de sucesso acontece em parceria com a Ecofrotas, dentro do Programa de Créditos de Carbono, que incentiva a substituição do combustível fóssil (gasolina) por renovável (etanol). Hoje, 100% da frota de carros da área de negócio Elevator Technology da thyssenkrupp que circula na cidade é abastecida a partir do combustível proveniente da cana-de-açúcar, o que em apenas um ano (2014-2015) foi responsável por evitar a emissão na atmosfera de 679 toneladas de CO2. Até 2020, a área espera reduzir em 12% o consumo de combustível fóssil em todas as suas filiais no Brasil. Ainda na área de elevadores, a planta localizada em Guaíba (RS) possui o selo Emissão Zero para Gases de Efeito Estufa (GEE). O Carbon Free Plant atesta que o CO2 emitido pela empresa foi compensado, a partir da aquisição de créditos de carbono.

Globalmente, um dos objetivos da thyssenkrupp é incrementar a eficiência energética do grupo em cerca de 3,5 Terawatt/hora até 2020, o que equivale à entrega de energia dentro de um ano de três parques eólicos offshore de grande porte, ou cerca de 1,3 milhão de toneladas de CO2. Até o momento, aproximadamente 1 milhão de toneladas de emissões já foram evitadas.

“Reduzir o nível de emissões de nossos produtos e em nossos processos é estrategicamente importante para a companhia e estamos orgulhosos por estar entre as empresas líderes em proteção climática. Isso envia um importante sinal aos nossos investidores e consumidores”, afirma o head de sustentabilidade da thyssenkrupp, Thomas Fußhöller.

O ranking elaborado pela CDP representa os interesses de mais de 800 investidores com ativos avaliados em cerca de US$ 100 trilhões, sendo a organização não governamental a que detém a maior relação de dados referentes a questões climáticas sob uma perspectiva empresarial. A divulgação do ranking ocorre poucos dias após a entrada em vigor do acordo de Paris, que entre outras medidas limita o nível de emissões de gases de efeito estufa a uma taxa zero até a segunda metade deste século.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 155.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2014/2015, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 43 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios no Brasil desde 1837, a thyssenkrupp emprega atualmente mais de 12 mil colaboradores em todas as regiões do país nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica, defesa e siderurgia. O Brasil é uma das prioridades do grupo e contabilizou, no ano fiscal de 2014/2015, a receita de R$ 9,9 bilhões.