• Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Corporativo Sep 30, 2018 3:00 PM

thyssenkrupp abre caminho para uma nova configuração estratégica

  • Conselho de Supervisão, concorda, unanimemente, com o plano para separar o grupo
  • Prof. Dr. Bernhard Pellens assume a presidência do Conselho de Supervisão
  • Guido Kerkhoff é nomeado como CEO

O Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG concordou, por unanimidade, neste domingo (30/09), com a proposta da Diretoria Executiva de dividir o grupo em duas empresas separadas. No futuro, os negócios de bens de capitais e materiais serão administrados como empresas independentes e listadas em bolsa, com acesso direto ao mercado de capitais. A Diretoria Executiva foi solicitada a preparar os detalhes da transação nos próximos meses.

Neste contexto, o Conselho de Supervisão nomeou, por unanimidade, Guido Kerkhoff como CEO. Kerkhoff obtém um novo contrato de cinco anos e, assim, assumirá permanentemente a administração do grupo. O contrato do CHRO Oliver Burkhard também foi renovado e agora também vai até 30 de setembro de 2023. O contrato do Dr. Donatus Kaufmann já havia sido prorrogado no ano passado até 31 de janeiro de 2022. Há planos para a adição de um CFO à Diretoria Executiva no futuro.

Guido Kerkhoff, CEO da thyssenkrupp: “Gostaria de agradecer ao Conselho de Supervisão pela confiança e pelo claro apoio que deu à nova configuração da thyssenkrupp, proposta pela Diretoria Executiva. Agora nós podemos, finalmente, dar aos nossos colaboradores uma orientação clara a respeito do futuro da empresa. A solução encontrada é responsável e atende igualmente aos interesses de funcionários, clientes e acionistas. Agora, vamos começar a implementação de forma decisiva”.

Kerkhoff acrescentou: “Ontem mesmo, Oliver Burkhard chegou a um acordo geral com os representantes dos colaboradores do Conselho de Supervisão. Isso proporciona segurança para nossos funcionários. As duas empresas futuras não serão apenas chamadas de thyssenkrupp, mas também viverão os valores e a cultura da thyssenkrupp”.

O Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG também elegeu, por unanimidade, o Prof. Dr. Bernhard Pellens como Presidente do Conselho de Supervisão. Pellens irá suceder o Prof. Dr. Ulrich Lehner, que renunciou ao Conselho, por vontade própria, em 31 de julho de 2018. Desde então, Markus Grolms, Vice-Presidente do Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG, geriu os assuntos do Conselho de Supervisão.

Prof. Dr. Bernhard Pellens: “Com esta nova estrutura, a thyssenkrupp está dando um passo corajoso. A thyssenkrupp agora tem um plano convincente para aproximar suas empresas de seus clientes e aumentar seu desempenho. Isso beneficiará acionistas, clientes e colaboradores. O conceito foi desenvolvido pela Diretoria Executiva e, por esta razão, é natural que esta diretoria também implemente o plano e estou muito satisfeito por Guido Kerkhoff, juntamente com os seus colegas de diretoria, ter assumido esta responsabilidade. O Conselho de Supervisão apoiará de forma construtiva a Diretoria Executiva na implementação desta nova estrutura. Em nome do Conselho de Supervisão, gostaria de expressar os meus agradecimentos a Markus Grolms pela sua gestão prudente e determinada dos assuntos do Conselho de Supervisão nos últimos meses”.

Bernhard Pellens é membro do Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG desde 2005. É professor de Administração de Empresas e Contabilidade Internacional na Universidade Ruhr de Bochum e Professor Honorário da Universidade de Tongji em Xangai. Pellens é vice-presidente da Schmalenbach-Gesellschaft Business Economics Society.

O Comitê de Nomeação continua seu processo estruturado para buscar os dois membros restantes do Conselho de Supervisão.