• Home
  • Comunicado de imprensa

Press Release

Produtos e soluções Jan 30, 2017 10:00 AM

thyssenkrupp constrói na China uma das maiores plantas de sistemas de direção do mundo

A thyssenkrupp está construindo na cidade de Changzou, na China, uma das maiores plantas do mundo para a produção de sistemas de direção. Em uma estrutura de 150.000 metros quadrados e contando com os mais avançados sistemas de automação disponíveis atualmente, a nova unidade produzirá componentes de direção e sistemas completos de direção elétrica, atendendo ao mercado chinês e internacional. Fruto de investimentos de 200 milhões de euros na primeira etapa do projeto, a nova unidade terá capacidade para, em média, produzir 4 milhões de sistemas de direção elétrica por ano. O início da operação está previsto para este ano.

“Estamos oferecendo aos nossos clientes uma ampla variedade de sistemas de direção elétrica, seja para carros de passeio, sedans, SUVs ou vans. Ao longo do último e do atual ano fiscal, recebemos pedidos que somaram cerca de 8 bilhões de euros somente para essa tecnologia de direção, o que nos deu condições de expandir nossa rede de produção na América do Norte, Europa e Ásia”, explica o CEO global da área de negócios Components Technology da thyssenkrupp, Karsten Kroos.

Cada vez mais voltada para a digitalização de suas plantas de produção e em alinhamento com as transformações da indústria global, a operação da nova unidade da thyssenkrupp estará sustentada em avançados sistemas que permitirão a troca automática e permanente de informações entre produtos, maquinário e um sistema central de controle de processos – com base no conceito de Indústria 4.0. A digitalização da cadeia de valor, aliada à gestão e monitoramento de um amplo volume de dados obtidos a partir do processo de fabricação, aumentará a produtividade da planta e a qualidade dos componentes e sistemas produzidos no local.

Como ponto adicional, a fábrica chinesa já nascerá integrada às demais plantas de Steering da thyssenkrupp ao redor do mundo, incluindo a unidade brasileira em operação no município de São José dos Pinhais (PR). Por meio de sistemas interconectados, informações da operação de cada uma das unidades são coletadas a fim de criar uma base de dados capaz de fornecer informações precisas dos processos em andamento, permitindo melhorarias ao longo de todo o processo produtivo.

Como funciona

O sistema de direção é uma das partes mais complexas de um carro. Sistemas elétricos de direção demandam menor gasto energético que os sistemas convencionais de direção hidráulica, sendo que em alguns veículos eles podem levar à redução de até meio litro de combustível para cada 100 quilômetros percorridos. Adicionalmente, eles são um pré-requisito para muitos sistemas eletrônicos de assistência ao motorista, como assistente de estacionamento, assistente de faixa de rodagem e para os carros parcialmente ou integralmente autônomos.

Com base em seus sistemas de direção elétrica, a thyssenkrupp também tem trabalhado em novos chassis e no desenvolvimento de modelos de direção, tais como o sistema steer-by-wire, que não requer uma ligação mecânica direta entre o volante e as rodas do automóvel. Os comandos de direção do volante são transmitidos eletronicamente por meio de uma unidade de controle para um motor elétrico que realiza as operações de direção.

thyssenkrupp e a indústria automotiva

A thyssenkrupp é uma das líderes globais no suprimento de materiais e componentes para a indústria automotiva. Nove em cada dez veículos premium contam com componentes fabricados pela thyssenkrupp. Um em cada três caminhões levam componentes da thyssenkrupp. No ano fiscal 2015/2016, as vendas da thyssenkrupp no setor automotivo atingiram cerca de 9,8 bilhões de euros. Os clientes da marca incluem praticamente todos os grandes fabricantes de automóveis do mundo.

Sobre a thyssenkrupp Components Technology

Empregando cerca de 30.000 pessoas em todo o mundo, a área de negócios Components Technology da thyssenkrupp produz componentes de alta tecnologia embarcada para o setor automotivo e para o setor de maquinário. Para a indústria automotiva, os produtos fabricados incluem eixos de comando de válvula, virabrequins, sistemas de direção e de amortecimento, molas e estabilizadores, bem como a montagem de módulos de eixo. Para o setor de maquinário, a thyssenkrupp fornece componentes para a construção de equipamentos, turbinas eólicas e para diversas aplicações de engenharia.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 156.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2015/2016, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 39 bilhões de euros.

Desenvolvendo negócios na América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega atualmente cerca de 13 mil colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica, defesa e siderurgia.