Press Release
Corporativo Aug 16, 2017 11:00 AM
Virada Sustentável de São Paulo propõe debate sobre mobilidade urbana
A mobilidade urbana em grandes metrópoles será um dos temas discutidos durante a sétima edição da Virada Sustentável de São Paulo, evento que a cidade sedia entre os dias 24 e 27 de agosto. Com a participação de especialistas em transporte, além de empresas e instituições envolvidas com o tema, o painel “ContAí – Cidades”, patrocinado pela thyssenkrupp, abordará projetos e soluções que vão ao encontro do desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte integrada e articulada, e em alinhamento com as necessidades dos grandes centros urbanos. O painel será realizado no dia 24, a partir das 15h, no auditório do Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500).
Com uma frota que já ultrapassou a marca de 8 milhões de veículos, a cidade de São Paulo é um exemplo que reforça a necessidade de se viabilizar um modelo de mobilidade urbana que priorize o transporte público coletivo e a integração entre diferentes modais. Dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostram que o número de veículos circulando na capital paulista cresceu 400% entre os anos 1970 e meados de 2000, enquanto que a malha viária aumentou apenas 21% no mesmo período.
Com 12 milhões de habitantes, número que a coloca entre as dez metrópoles mais populosas do mundo segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, São Paulo exemplifica os desafios que as cidades enfrentam com a urbanização crescente e seu impacto na mobilidade urbana. Estudo da ONU indica que a proporção de pessoas vivendo em cidades no mundo, que hoje é de uma em cada duas, passará a ser de duas em cada três em 2030.
“Precisamos expandir a discussão sobre mobilidade urbana para além da integração entre modais, mostrando que hoje há uma série de tecnologias que, se bem empregadas, podem contribuir com a questão ao facilitar o deslocamento nas grandes cidades e ao diminuir o inchaço em regiões de grande fluxo”, diz Joel Coelho, gerente da área International Technical Services (ITS) da thyssenkrupp Elevadores, um dos participantes do painel.
Segundo Coelho, à medida que as cidades continuam crescendo e os edifícios estão cada vez mais altos para acomodar mais pessoas, planejadores urbanos e arquitetos enfrentam desafios significativos para mover as pessoas até seus destinos com conforto e rapidez. “Mas já existem inovações tecnológicas para lidar com esse cenário. O MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, é uma delas. Ele tem capacidade de transporte até 50% maior que os elevadores convencionais e, como pode se mover para a vertical e para a horizontal, e sem limitações de altura, abre possibilidades sem precedentes para a arquitetura e o design dos edifícios”, comenta o executivo da thyssenkrupp, ao destacar que a solução também pode ser aplicada em estações de metrô, possibilitando uma conexão mais eficiente entre múltiplos pontos de acesso e servindo a uma área maior dentro da cidade.
“Isso ajudará a reduzir o fluxo de pessoas em regiões centrais servidas por múltiplas estações de metrô e diminuirá o número total de paradas, contribuindo para mitigar os custos gerais com a construção de novas linhas”, acrescenta Coelho.
Outra inovação que a thyssenkrupp desenvolveu para melhorar a mobilidade urbana é o ACCEL, um sistema exclusivo de esteiras rolantes que oferece alta capacidade de transporte com velocidade para distâncias curtas de até 1,5 km. Com ele, os passageiros ganham tempo durante sua locomoção pelas cidades, ao passo que empresas e órgãos de transporte coletivo contam com outra opção, além da construção de novas estações, para interligar distâncias curtas. Esse sistema de transporte garante, por exemplo, acesso rápido a estações de metrô e reduz o tempo de conexão em aeroportos, facilitando o deslocamento dos passageiros entre as portas de embarque ou entre as áreas de estacionamento afastadas dos terminais.
Com o ACCEL, o tempo estimado para os passageiros percorrerem uma distância de 270 metros nos aeroportos é de apenas 140 segundos, o que representa uma economia de 66%, em comparação com o tempo de 415 segundos gastos habitualmente. Por hora, o sistema pode transportar até 7.300 passageiros.
Marca em mobilidade urbana
A thyssenkrupp é a marca em mobilidade urbana do Metrô de São Paulo, maior e mais movimentado sistema de transporte do Brasil, segundo dados levantados pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM. Para auxiliar no deslocamento de cerca de 4,7 milhões de passageiros que transitam por dia pelas estações do Metrô, há 178 elevadores e 474 escadas rolantes em operação. A malha metroviária paulistana ainda se interliga com o sistema de trens urbanos, através da integração com as linhas da CPTM – Companhia de Trens Metropolitanos, que possuem 61 equipamentos, entre elevadores e escadas rolantes da thyssenkrupp.
Outro case de mobilidade urbana é o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior e mais movimentando da América Latina. Em 2016, mais de 36 milhões de passageiros viajaram pelo aeroporto. O movimento frenético de pessoas chegando ou partindo exige uma infraestrutura à altura para atender a população que circula pelo aeroporto. “A thyssenkrupp faz parte desse movimento como responsável pela manutenção de todos os equipamentos que garantem a mobilidade dos passageiros, desde a chegada ao aeroporto até o embarque no avião”, destaca Coelho. Para os três terminais do GRU Airport são mais de 200 equipamentos estão sob a manutenção da thyssenkrupp entre elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e equipamentos específicos de acessibilidade, como as plataformas verticais.
Serviço:
Virada Sustentável de São Paulo
Quando: de 24 a 27 de agosto de 2017
Informações: www.viradasustentavel.org.br/conteudos/sao-paulo.html
Painel: ContAí – Cidades
Resumo: soluções para a mobilidade urbana na cidade de São Paulo
Palestrantes: Joel Coelho (thyssenkrupp), Leticia Sabino e Alexandre Moreira (Cidadeapé), Daniel Guth (Ciclocidade), Willian Cruz (Vá de Bike), Pedro de Souza Rama (SPTrans)
Data: dia 24 de agosto
Horário: a partir das 15h
Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500)
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade do Brasil, e envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, promovendo edições em cidades como Sinop, Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em agosto de 2016, a 6ª edição da Virada Sustentável na capital paulista reuniu cerca de 1,2 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por mais de 130 lugares da cidade.
Sobre a thyssenkrupp Elevadores
A área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil é uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação no País. O parque fabril e a matriz estão instalados em Guaíba, Rio Grande do Sul. A empresa emprega cerca de 3.800 funcionários e alcançou uma receita de mais de 1,3 bilhão de reais (ano fiscal 2015/2016). A fábrica atende o mercado nacional e também exporta para a América Latina. No Brasil, são 63 filiais e postos de serviços localizados em diferentes capitais e cidades brasileiras, garantindo cobertura nacional na manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes.
Sobre a thyssenkrupp Elevator
A thyssenkrupp Elevator reúne as atividades globais do Grupo em sistemas de transporte de passageiros. Com vendas de € 7,5 bilhões no ano fiscal de 2015/2016 e clientes em 150 países, a thyssenkrupp Elevator construiu sua posição como uma das maiores empresas de elevadores do mundo, em apenas 40 anos, aplicando as capacidades únicas de engenharia da thyssenkrupp. Com mais de 50.000 funcionários altamente qualificados, a empresa oferece produtos e serviços inteligentes e inovadores projetados para atender às necessidades individuais dos clientes. O portfólio inclui elevadores de passageiros e de carga, escadas rolantes, esteiras rolantes, pontes de embarque, plataformas e cadeiras elevatórias, bem como soluções de serviços sob medida para todos os produtos. Mais de 900 locais ao redor do mundo oferecem uma extensa rede de vendas e serviços para garantir a proximidade com os clientes.
Sobre a thyssenkrupp
A thyssenkrupp é uma empresa industrial diversificada com ampla tradição no mercado de materiais e participação crescente no setor de bens de capital e serviços. Visando sempre o progresso sustentável, a empresa conta com mais de 156.000 colaboradores, em cerca de 80 países, que atuam com paixão e experiência tecnológica no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, bem como em processos e serviços inteligentes para a indústria. Competência e comprometimento são a base de nosso sucesso. No ano fiscal de 2015/2016, a thyssenkrupp obteve o faturamento global de aproximadamente 39 bilhões de euros.
Desenvolvendo negócios a América do Sul desde 1837, a thyssenkrupp emprega aproximadamente 9 mil colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura, mineração, cimento, construção civil, química, petroquímica e defesa.