Relatório de auditoria
Avaliações externas - auditorias especiais voluntárias 2013
Em julho de 2013, a thyssenkrupp realizou um acordo com a associação Deutsche Schutzvereinigung für Wertpapierbesitz e.V. e com o acionista Christian Strenger, cujas propostas para uma auditoria especial foram rejeitadas pela Reunião Anual Geral em janeiro 2013, para que uma auditoria especial voluntária fosse realizada com o objetivo de criar um valor sustentável para a thyssenkrupp e para seus acionistas.
A auditoria especial investigou a estrutura básica do sistema de controle interno otimizado em relação à sua adequação para prevenir infrações futuras ao Compliance, o status da implementação de certas recomendações no sistema de gestão de Compliance, bem como a adequação do processo de controle do investimento para projetos de investimento futuros e o relatório associado ao Conselho de Supervisão.
A thyssenkrupp contratou dois auditores especiais, a BDO AG Wirtschaftsprüfungsgesellschaft e o Prof. Dr. Hans-Joachim Böcking, professor de administração de empresas, administração corporativa e auditoria da Universidade de Frankfurt, para realizar a auditoria especial. Os auditores realizaram sua auditoria até o começo de novembro de 2013.
Considerando o processo de alteração dinâmico, os auditores especiais concluíram em seus relatórios que os sistemas e processos analisados foram aprimorados e os conceitos e medidas planejados são construtivos. Os auditores confirmaram que o desenvolvimento adicional do sistema de controle interno, importante para o Compliance em especial, é bem avançado. Além disso, descobriram que a função de Compliance é organizada de maneira profissional e apropriadamente equipada.
IDW PS 980 avaliação 2011
A thyssenkrupp submeteu seu amplo programa de Compliance do Grupo à análise da KPMG AG conforme a norma PS 980 de Compliance do Instituto de Auditores da Alemanha (Institut der Wirtschaftsprüfer, “IDW”) em relação a áreas da lei de antitruste e anticorrupção com o período de análise de abril a setembro de 2011.
A análise incluiu a auditoria de adequação do projeto, sua implementação e efetividade e o programa de Compliance da thyssenkrupp, o tipo de auditoria mais intenso do IDW PS 980. Devido a regulamentações específicas nos Estados Unidos e no Canadá, algumas empresas do grupo não participaram da auditoria.
A KPMG emitiu uma declaração de que o Sistema de Gestão de Compliance da thyssenkrupp foi implementado apropriadamente e adequado no período sob análise. Na medida em que as recomendações foram emitidas sobre o fundamento das descobertas, sua implementação estará sujeita a análise. O relatório da KPMG está disponível para download.